25 de outubro de 2011

" Com a noite a aproximar-se rapidamente, iniciou-se uma discussão sobre o que seria mais eficaz: fazer uma perseguição imediata ou esperar até ao nascer do dia. Independentemente das diferentes opiniões, todos estavam profundamente afectados pela situação. Há algo no coração da maioria dos seres humanos que é incapaz de tolerar o sofrimento infligido a inocentes, sobretudo quando se trata de crianças. Até nas prisões mais duras há homens destroçados que são, muitas vezes, os primeiros a descarregar a sua raiva sobre aqueles que maltrataram crianças. Mesmo num mundo de relativa moralidade, fazer mal a uma criança ainda é considerado um acto absolutamente errado. Ponto Final! (...)

Wilkowsky deve ter feito um sinal aos outros porque, apesar de Mack não ter ouvido, sentiu que Emil e Tommy, de repente, o seguravam pelos braços enquanto seguiam a agente especial pelo curto caminho até à cabana. Três homens adultos, de braços dados numa cadeia de solidariedade especial, caminhando juntos em direcção ao seu pior pesadelo. (...)

É muito fácil ser levado pelo jogos dos "ses", deslizando rapidamente na espiral do desespero. Se tivesse decidido não levar as crianças naquela viagem; se tivesse recusado quando elas pediram para usar a canoa; se tivesse partido na véspera; se, se, se. Não ter podido enterrar o corpo de Missy ampliava o seu fracasso como pai. O facto de ela ainda poder estar desamparada, algures na floresta, assombrava-o todos os dias. Agora, três anos e meio depois, Missy era considerada oficialmente vítima de homicídio. A vida nunca mais voltaria à normalidade, se é que alguma vez a vida é normal. A ausência de Missy criara um enorme vazio. (...)

- Na verdade, é bem simples. O ser transcende sempre a aparência, aquilo que só parece ser. Assim que começas a descobrir o ser que há por detrás de um rosto muito bonito ou muito feio, de acordo com os teus conceitos e preconceitos, as aparências superficiais apagam-se, até deixarem, simplesmente, de ter importância. É por isso que Elousia é um nome tão maravilhoso. Deus, que é a base de todo o ser, reside no interior, à volta e através de todas as coisas (emergindo, em última instância, como o real); e qualquer aparência que mascare essa verdade acabará por cair. (...)

"Crescer significa mudar e a mudança envolve riscos, passar do conhecido para o desconhecido." (Autor Desconhecido)

- Mackenzie, não existe entre nós o conceito de autoridade superior, apenas de unidade. Estamos num círculo de relacionamento e não numa cadeia de comando, ou de "grande cadeia de ser", como designavam os teus antepassados. O que estás a ver aqui é um relacionamento sem qualquer hierarquia. Não precisamos de exercer poder sobre o outro porque estamos sempre a procurar o melhor. A hierarquia não faria sentido entre nós. Na verdade, isso é um problema vosso, não nosso. (...)

- É simples de mais, mas nunca é fácil para vocês. A solução é uma reviravolta. Voltarem para mim, Abdicarem dos vossos hábitos de poder e manipulação e simplesmente voltarem-se para mim - explicou Jesus, quase como se implorasse. - As mulheres de um modo geral, acham difícil voltar as costas a um homem e parar de exigir que ele satisfaça as suas necessidades, lhes proporcione segurança e lhes proteja a identidade. Acham difícil voltar para mim. Os homens, por sua vez, acham muito difícil abdicar das obras das suas mãos, da sua própria busca de poder, segurança e importância. Também acham difícil voltar para mim. (...)

- Melhor, talvez, mas ainda assim não seria suficiente. O poder corrompe, nas mãos de seres humanos independentes, sejam homens ou mulheres. Mack, não vês que representar papéis é o contrário do relacionamento? Queremos que homens e mulheres sejam parceiros, iguais face a face, cada qual único e diferente, distintos em género mas complementares, e cada um recebendo o poder unicamente de Sarayu, de quem emana todo o poder e autoridade verdadeiros. Lembra-te que nada tenho a ver com desempenho e eu não preciso de me adaptar a estruturas artificiais. Eu tenho a ver com existência. À medida que cresces no relacionamento comigo, o que fizeres apenas reflectirá quem realmente és. (...)

- Usemos o exemplo da amizade e veremos como a remoção do elemento de vida de um substantivo pode alterar um relacionamento. Mack, se tu e eu somos amigos, há uma iminência no seio do nosso relacionamento. Quando nos vemos ou quando estamos separados, há a iminência de estarmos juntos, de rirmos e falarmos. Essa iminência não tem definição concreta: é viva, dinâmica, e tudo o que emerge do facto de estarmos juntos é uma dádiva única que não é partilhada por mais ninguém. Mas o que acontece se eu substituir "iminência" por " expectativa", verbalizada ou não? Subitamente, a lei entra no nosso relacionamento. Agora, espera-se que te comportes de um modo que vá ao encontro das minhas expectativas. A nossa amizade viva deteriora-se rapidamente e torna-se uma coisa morta com regras e exigências. Já não tem a ver connosco, mas com aquilo que os amigos devem fazer, ou com as responsabilidades de um bom amigo. (...)

"Não há sofrimento na Terra que o Céu não possa curar." (Autor Desconhecido)

Respira em mim... respira fundo,

Para que eu respire... e viva.

E dá-me um abraço apertado para eu dormir

Leve e segura por tudo o que dás.

Vem beijar-me, vento, e leva o meu fôlego

Até que tu e eu sejamos um só,

E dançaremos entre os túmulos

Até que toda a morte se vá.

E ninguém sabe que existimos

Abraçados um ao outro,

A não ser Aquele que soprou o hálito

Que me abriga livre do mal (...)

"A fé nunca sabe para onde está a ser levada, Mas conhece e ama Aquele que está a levá-la." (Oswald Chambers)

A Terra repleta de céu,

E cada arbusto vulgar incendiado com Deus,

Mas só aquele que vê tira os sapatos;

Os outros sentam-se à volta e colhem amoras.

- Elizabeth Barrett Browning"

*
*
*

Sem comentários:

Enviar um comentário