23 de março de 2011

Um Homem precisa viajar!

Pior que não terminar uma viagem, é nunca partir. Um Homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou t.v. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores, e dar-lhes valor. Conhecer o frio, para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo, para estar bem sob o próprio tecto.

Um Homem precisa viajar para lugares que não conhece, para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente, como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente, ir ver. O mar não é um obstáculo: é um caminho. Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir. Passados dois meses de tantas histórias, comecei a pensar no sentido da solidão. Um estado interior que não depende da distância... Nem do isolamento; um vazio que invade as pessoas... E, que a simples companhia ou presença humana não pode preencher. Solidão foi a única coisa que eu não senti, depois que parti... Nunca... Em momento algum!!! Estava, sim, atacado de uma voraz saudade. De tudo e de todos, de coisas e de pessoas que há muito tempo não via.
Mas a saudade às vezes faz bem ao coração. Valoriza os sentimentos, acende as esperanças e apaga as distâncias. Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudade...mas não estará só! Um Homem precisa viajar, por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros e t.v.'s, precisa viajar por si, com os seus olhos e pés, para entender o que é seu...

Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E, para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, Querer!

Amyr Klink
*
*
*

Sem comentários:

Enviar um comentário