5 de março de 2012


"Ela é a principal personagem da sua história, assim como eu sou a personagem principal da minha. Clare não teria sido capaz de explicar estes pensamentos, ou dar alguma razão para para o sentimento de espanto que teve ao pensá-los. Pareciam óbvios, mas não eram. De certo modo, eram  revelações. (...) Às cinco horas da manhã, acordei. A porta do meu apartamento estava aberta. Clare tinha desaparecido. Será que tenho de descrever o que senti? O pânico afogueado e escaldante, o fôlego transformado num gemido, as orações desesperadas e em voz alta? Toda a gente conhece um tempo assim, e, se não conhece, hão-de conhecer. Já todos o vimos. Uma mãe no meio de uma praia, um pai no meio de uma zona comercial, a baby-sitter no meio de um parque, que apenas viraram as costas por três segundos, só três segundos, e o que todos sabemos é que não importa quanto tempo este momento dura, ainda que seja breve. É sempre infinito. E mesmo se uma criança foi apenas atrás de uma gaivota, ou se escondeu no meio de um cabide de roupas, ou se foi fazer festas a um cão a alguns metros de distância, durante esse momento sem fim, a criança perdeu-se para sempre. (...) "Não, Cornelia, não somos". A voz de Teo estava seca que nem poeira. "Mas de acordo com a teoria, porque a maior parte dos machos e das fêmeas que crescem juntos são irmãos, todos os machos e fêmeas que passam a infância juntos ficam condicionados a não ter atracção sexual uns pelos outros. É o instinto". (...) Sim, é verdade, o que eu disse antes: uma vida a séio não quer dizer que alcançamos o que queremos. O verdadeiro feito, e o privilégio, é sabermos o que amamos. E conseguir o que amamos? E ter o que amamos a amar-nos de volta? Oh, amigos, é um milagre. É a colisão da nossa vida minúscula com a divindade. (...) E continuámos estrada fora, com as montanhas azuis e acolhedoras ao fundo, até desaparecerem. Mas não desapareceram de facto. As montanhas, Clare, a Sra. Goldberg, a minha mãe e o meu pai, Ollie, Cam, Toby, Linny, Martin, Viviana, todos lá estão. Vocês também. O meu coração é grande. Consegue conter tudo ao mesmo tempo, e até a estrada onde vou, com Teo, conseguem vê-la? Vai-se para trás, ou para diante, e, seja qual for o caminho que se tome, a direcção é a mesma. Sabem de que direcção estou a falar: o caminho de casa."
***
E, este foi o 2º livro que me fez chorar... não muito...but still :)
*
*
*

Sem comentários:

Enviar um comentário