Isto é buéeeeeeeeeeeee de GIRO! Há uns dias atrás fomos fazer um piquenique no campo, perto duma casa abandonada. Então, decidimos explorar e encontramos montes de cartas e notas que os antigos donos deixaram para trás. Tenho notas de condolências a mortes de familiares, tenho cartas apaixonadas em que a rapariga do norte, pede à "sogra" que se dêem bem, pela felicidade do homem que amam! É espectacular!!! Estes papéis datam de 1970 ou ainda antes. Tenho Benzeduras e composições da escola. E neste momento, vou transcrever algumas coisitas, para verem como era giro naquela altura :)
***
Prova de Redacção
Diga donde é feita a manteiga e qual a útilidade da vaca.
- A manteiga é feita da nata do leite das vacas ou das cabras. A vaca tem uma grande útilidade. Puxa-nos ao arado, á nora, á grade, e ao carro. As vacas quando têm as bezerrinhas, fazem uma grande mugida pelos filhos e depois os donos das vacas, levam a vender e elas têm muita dó dêles e começam a mugir pelos filhinhos. A carne delas servem para a nossa alimentação. Os chifres das vacas servem para fazer pentes. O coiro das vacas depois de preparados servem para fazer o nosso calçado. São uns animais digno do nosso carinho, não devemos maltratá-los.
***
Prova de Redacção
Escrever uma carta a pêssoa de sua amizade convidado-a a assistir á festa que se realiza na nossa escola.
- Querido Primo,
Em primeiro lugar quero saber se estás bom de saúde, eu ao fazer êsta fiquei boa graças Deus. Tem êsta o fim de te dizer que no dia 23 de Maio há uma grande festa na minha escola, e vai a ser muito bonita porque é o dia da entronização do crucifixo, haverá poesias pelas alunas e cantaremos algumas canções que temos ensaiado. Apesar de não ser grande festa é com muito gosto que te convido e ficarei alguma coisa zangada se não vieres. Recomendações aos meus tios e abraçate tua prima sempre amiga. Maria de Lourdes
***
Prova de Redacção
Resposta á carta anterior
- Querida Prima,
Estimo que esta minha carta te vá encontrar numa perfeita saúde em companhia de todos que eu fiquei bom graças a Deus. Com respeito a que me mandaste dizer não posso ir porque é muito longe e também há uma festa na escola do sítio. Recebe saúdades da minha família e um abraço deste teu primo muito amigo. Mário Jorge Baptista
***Tenho também postais e cartões festivos, um itinerário completo de uma qualquer viagem feita por Portugal, os nossos das pensões em que se alojaram em cada sítio, parecem ter sido escritas a caneta ontem :)
***
Monchique, 24/1/1970
Querido Mano Chico,Em primeiro lugar sinto muito o seu desgosto. E desejo que se encontre bem de saude, e mais confortado com a falta da comadre. Mas temos que ter paciencia e resignarmos com a vontade de Deus. E pesso-lhe o favor de transmitir os meus sentidos pesamos aos meus sobrinhos todos, e que a todos envio muitas saudades. Desculpem-me, mas eu já não o posso fazer pessoalmente. Termino com muitas saudades para todos cumprimentos dos meus filhos, para si um grande da mana amiga.
Isabel Maria Sintra Nunes
***
Tenho um boletim de passagem de classe, do distrito escolar de Faro. No dia 27 do mês de Junho de 1961, na escola primária elementar de Odeáxere, obteve passagem da 1ª à 2ª classe o menino Manuel José dos Santos Gonçalves, filho de Francisco Gonçalves Carvalho Nascimento, com a classificação de 14 valores.
Este documento custou a módica quantia de 20 escudinhos :)
*
*
*
*
*
ohh adorava que hoje me dia se escrevessem cartas como antigamente.. a caligrafia, o toque do papel, o cheiro.. cheiinhas de significado e carregadas de memória aposto (:
ResponderEliminarEpah... sempre que corro o teu blog mal me descuido estou à procura do botãozito do "Gosto"... :X mas n há!! Está mal!! Quanto mais, deveria haver um "Gosto muito!" :P
ResponderEliminarAdorava passar por uma experiência como esta que tu acabaste de passar, acho fantástico. Uma pessoa fica cheia de nostalgia e a imaginar cm seria viver nesses tempos, ainda que não seja há muito tempo. Havia outro encanto... Hoje é tudo tão efémero e "tasteless"... :/ "Plasticlife"
Enfim *
bem que giro!!! Olha acho fantástico e mais..podes dar asas à imaginação!!a partir daí quase que podias escrever um livro.lol
ResponderEliminar